top of page

 

    Mantida pela Associação dos Amigos da Arte – AAMARTE, a Orquestra de Sopros de Pindoretama é a principal ação do PONTO DE CULTURA AMIGOS DA ARTE, localizado em Pindoretama, no litoral leste do Ceará.  O grupo existe há 18 anos e tem como objetivo incluir socialmente crianças e adolescentes, alunos das escolas públicas de Pindoretama, através da música.                                                                    

       Atualmente a Orquestra conta com 50 integrantes no grupo principal e possui uma escola de iniciação musical com mais 150 crianças. Ao passo que vão atingindo a maioridade, os músicos saem para o campo profissional e as novas vagas são ocupadas pelos alunos da escola de iniciação musical.

      Tendo realizado mais de 500 concertos em todo o Ceará, o grupo também se apresentou na Alemanha em 2002 e 2006, onde foi o único representante do Brasil em diversos festivais de música, incluindo apresentações na Copa do Mundo de Futebol, em Hamburgo. Em junho de 2010 a orquestra realizou sua terceira turnê internacional, tendo representado o Brasil na programação cultural do Projeto Villa-Lobos, na Noruega.

 

     A Orquestra de Sopros de Pindoretama tem como Diretor Artístico o Maestro Arley França, seu idealizador e fundador. Músico e pedagogo, Mestre e Doutorando em Educação, estudou regência orquestral na Inglaterra, Itália e Estados Unidos.

 

      A regência da Orquestra fica a cargo do maestro Adriano Martins, ex-integrante do grupo, Graduado em Artes e Especialista em Educação Musical.

        

        A Orquestra de Sopros de Pindoretama  tem o apoio da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará (Lei 13.811 de 16 de agosto de 2006),  apoio cultural da ENEL e Prefeitura Municipal de Pindoretama.

    

     Em agosto de 2014 o grupo realizou sua quarta turnê internacional, onde mais uma vez representou o Brasil em Festivais na região de Hamburgo, na Alemanha, com destaque para o STAMP INTERNATIONAL FESTIVAL.

 

bottom of page