A Associação dos Amigos da Arte – AAMARTE foi criada em 1999 com o propósito de promover a cidadania e o desenvolvimento humano através do ensino e difusão das artes no Ceará. Constituída juridicamente apenas em 2003, está sediada no município de Pindoretama e tem como público prioritário crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ao escolher a linguagem musical como principal ferramenta facilitadora de suas atividades, a AAMARTE tem atuado nos últimos vinte e um anos na inclusão sociocultural e na formação cidadã de centenas de crianças e jovens. Para tanto, criou e mantém a Escola de Música da Orquestra de Sopros de Pindoretama, que já formou mais de 1.200 instrumentistas ao longo de sua existência e originou um dos mais exitosos programas de educação musical desenvolvidos no Ceará.

     A AAMARTE acredita que estabelecer parcerias é essencial para que haja uma verdadeira transformação social. Neste sentido, tem agregado diversos parceiros no decorrer de sua trajetória, influenciando-os e sendo influenciada por eles. Após receber o Título de Utilidade Pública Municipal em 2005, mantém desde então - em parceria com a Prefeitura de Pindoretama - um programa de concessão de bolsas de estudo (ajuda de custo mensal) a 40 jovens músicos da Orquestra de Sopros. Desde 2007 - em parceira com a Secretaria da Cultura do Ceará e empresas como a Oi e Coelce / Enel - tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenato Estadual), o que tem garantido a manutenção parcial da atividades da Orquestra de Sopros de Pindoretama.

     Em 2009 foi contemplada com o Edital Pontos de Cultura, sendo reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. O reconhecimento garantiu apoio financeiro durante três anos, permitindo a ampliação de suas atividades e o atendimento a 400 beneficiários. Assim, foi criado o projeto Ponto de Cultura Amigos da Arte, viabilizando a implementação de novos grupos artísticos como a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil, o Coral Infantil e o Grupo de Flautas. Através do Ponto de Cultura os estudantes de música também participaram das oficinas de Editoração de Partituras, cujas partituras editadas alimentaram o banco de partituras virtual da Secretaria da Cultura do Ceará, encontrando-se disponíveis no sítio www.secult.ce.gov.br.

     Em 2019 iniciou a parceria com o Instituto EDP e a empresa de energia EDP, expandindo suas ações para o município de São Gonçalo do Amarante, criando uma nova orquestra, - a Orquestra Infantojuvenil de São Gonçalo do Amarante - que atende a 100 crianças e jovens da zona rural através de oficinas de formação musical em instrumentos de orquestra. Mantém ainda, em parceria com o Instituto EDP, a Orquestra Contemporânea Brasileira.  Em parceria com a Prefeitura de Limoeiro do Norte mantém ainda a Orquestra Infantojuvenil Limoeirense.

     

      Apesar do atual cenário de pandemia, a AAMARTE continua oferecendo - de forma remota - formação musical para mais de 600 crianças e adolescentes,  em três municípios do Ceará, contribuindo assim para a saúde mental dos jovens atendidos. 

 

© 2020 by Orquestra de Sopros de Pindoretama

 

+55 (85) 98899 1061